segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Desabafo de um evangelista!!!


 “Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. (1ª Coríntios 3:7)
As vezes, no dia-a-dia como evangelista tenho a sensação de que as pessoas nada querem com Deus e que nada, nem nenhuma prova do poder de Deus em suas vidas bastará para fazer com que deixem de lado a sua incredulidade e percebam que só há salvação em Deus. São tantas as pessoas que, em um momento de aflição se colocam diante de Deus e humildemente imploram e desta forma são prontamente atendidos e assim como o problema se foi, também saem da presença de Deus e se portam como se nunca tivessem visto a glória de Deus em suas vidas. São tantas que se portam como os 9 leprosos não retornando nem mesmo para agradecer a Deus. “E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;” ((Lucas 17:12-15)

Não posso deixar de me revoltar quando vejo uma pessoa sair da presença de Deus por puro desmazelo. Sei que lanço a semente ao solo, que o semear já consiste em um gesto de amor e que é Deus o responsável pelo crescimento, mas quando vejo pessoas que estão saindo da presença de Deus por nada e se colocando novamente à merce do diabo, isto muito me entristece, assim, imagino como se entristece o Espírito Santo quando vê alguém dizer que “Não tem tempo”, que “Está cansado”, que “Deus entende” ou ainda o pior, que “quando Deus preparar eu irei a Ele!”.
O sujeito chega, coração quebrantado, humilde, dolorido. Abre o coração, pede, com sinceridade e assim tem seus problemas resolvidos, pois Ele não falha e nunca falhará. Depois disto vem o diabo e coloca no coração da pessoa uma ponta de incerteza: “Será que foi Deus mesmo?” e aos poucos, por falta de entrega e comunhão a pessoa vai se afastando e deixando que sua dúvida se transforme em certeza até que seu testemunho deixa de ser para glorificar a Deus. Seu testemunho aos poucos vai se apagando de sua memória e também de sua vida.
Já atendemos pessoas que chegaram à igreja desempregadas, com vários filhos para sustentar, sem um único grão de arroz em suas casas, passando fome e com inúmeros problemas relacionados. Se dispuseram a buscar a Deus e de fato se entregaram (pelo menos em um primeiro momento). A providência de Deus veio, ela conseguiu um emprego bom, suas necessidades básicas foram atendidas muito rapidamente e tão rápido quanto tiveram seus problemas resolvidos como que por encanto a pessoa já “não tinha mais vontade” para ir à igreja, “não achava mais tempo”, “estava cansado demais” para ir à casa de Deus e logo depois “desanimou!” e não aceitou mais ir. Melhor seria se nunca tivessem sido agraciadas por Deus “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;” (II Pedro 2:21) pois lamentavelmente também, já vimos estas mesmas pessoas aos poucos irem e voltarem aos mesmos problemas e ainda resistirem por “não terem certeza de que preciasam de Deus”. “Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.” (II Pedro 2:22)

São inúmeras as vezes que vemos o agir de Deus em nossas vidas cotidianas. Só precisamos de fato e de verdade estar atentos para não deixar que nosso EU tome a frente, é incrivel como a carne tende a assumir as glórias: “Olha só como EU consegui resolver o problema!”, “Veja como EU sou inteligente!”, “Como EU consegui contornar o problema? EU conto!”. Quando os problemas parecem impossíveis de se resolver nos colocamos diante de Deus e pedimos, humildemente que Ele inteceda por nós, ao ter o problema resolvido quantos não olham e dizem: “EU nem precisava ter pedido para Deus, pois EU mesmo resolvi!”. Zombam de Deus, escarnecendo-se assim como fizeram os que O crucificaram “E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana, e batiam-lhe com ela na cabeça.” (Mateus 27:30)

Assim, faço deste texto um desabafo e um apelo aos que assim como os nove leprosos se distanciaram de Deus, para que vasculharem bem suas memórias pois ainda vão conseguir visualizar, mesmo que vagamente o poder de Deus manifesto em suas vidas. Lembrem-se de como é suave o perfume de Cristo e retornem, pois o Pai o espera de braços abertos e Ele com certeza o aceitará com grande festa “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:7). Se o fardo está pesado, não se acanhe, divida-o com Deus, lemre-se de como era mais leve carregar o fardo junto com Deus. Lembre-se de como era bom estar nos braços do Pai, retorne e Ele o receberá com amor e grande festa “Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” (Lucas 15:24)

Quanto a mim e a outros que como eu fazem do “Ide” a instrução mais urgente e importante do evangelho, continuaremos a semear, semear e semear pois vamos encher os celeiros do Pai. E você que me lê agora, nos ajuda nesta empreitada?
Pastor Giovani Vieira.
(Responsável pelo Exército de Ganhadores de Almas do Cenáculo Maior de Florianópolis, Av. Mauro Ramos 1310 Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário