domingo, 28 de agosto de 2011

Os três tipos de perdidos



Os três  tipos de perdidos

A bíblia afirma que “Não há ninguém que faça o bem , nem um sequer” (Sl.14.3). Ou seja, “todos pecaram” (Rm.3.23).

Apesar disso na sociedade judaica do tempo de Jesus, dividida nas seitas dos fariseus e saduceus, além de outras mais, todos se tinham como bons religiosos e estavam convencidos de sua própria justiça. Lucas compreendeu isto e relatou no capítulo 15 de seu evangelho, três histórias ilustrativas contadas por Jesus.

A ovelha perdida

A dracma perdida

O filho pródigo

Na parábola da ovelha perdida, Jesus mostra que, a ovelha que se perdeu não tinha forças para voltar.

Na da Dracma, a moeda perdida não tinha condições de encontrar-se a si mesma, não tinha voz.

Na do filho pródigo, ele decidiu perder-se, foi escolha dele querer viver independente do pai, e para voltar só dependia dele mesmo, ser humilde, cair em si, que significa reconhecer sua condição, e enfim tomar a decisão de voltar.

Embora na parábola da ovelha perdida, o pastor teve que ir resgatá-la, pois sozinha não tinha condições de voltar, as noventa e nove que ficaram,   também dependiam dos cuidados do pastor. Uma das características da ovelha, é que ela não tem senso de direção, ou seja, ela é dependente, ela tem tendência a desviar-se. No caso da ovelha perdida, ela só voltará ao aprisco, se alguém for em seu encalço!

Uma curiosidade no caso da Dracma perdida, é que ela se perdeu em casa!

Ela estava em sua própria casa, mais estava perdida! (Como pode uma pessoa perder-se em sua própria casa?) Isto significa que, é possível a pessoa está na casa de Deus e perdida! A Dracma não conseguia achar-se a si mesma, ou seja, aqui há uma ilustração da justiça própria, pois ninguém é capaz de salvar a si mesmo.
 
“Contra as trevas não adianta gritar, basta apenas acender uma luz”, e foi exatamente isto que a mulher da parábola da dracma perdida fez -  para resgatar sua moeda, “ela acendeu uma luz”! A moeda estava nas trevas, e não adiantaria gritar contra as trevas! A única arma capaz de vencer as trevas é a luz. Você amigo resgator, deve ser a luz não somente no mundo, mas principalmente no Cenáculo do Espírito Santo que faz parte, pois há muitos que mesmo na grande casa, ainda assim continuam em trevas. Religiosidade não salva ninguém!

Foi para isso que Jesus veio: para procurar e resgatar cada um de nós, como o pastor a ovelha, a mulher a moeda, e o pai o seu filho. Quel tal dizer agora há um perdido que Jesus o convida à voltar?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário