sábado, 8 de outubro de 2011

QUAL O PROPOSITO DO EVANGELISMO?


O que é evangelização e seu propósito.

Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus ( Rm 10.17)


Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo. 5.24).

Em Romanos 10.17 encontramos a afirmação que a fé é dada quando ouvimos a palavra de Deus. Jesus nos afirmou que aquele que crê naquele que o enviou e ouve sua palavra, tem a vida eterna. Ficou claro para nós que para sermos salvos temos que crer nas palavras de Jesus, daí surgem algumas perguntas, Mas como crer nas palavras de Jesus ou como conhecê-las, se não há quem pregue? “ Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E Como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm. 10.14)

O Plano de Deus para salvar a humanidade é o testemunho acerca da salvação em Jesus Cristo e a pregação da palavra de Deus por aqueles que nele creram. Deus poderia ter usado de varias outras maneiras para que seu propósito de salvação fosse cumprido, mas Deus determinou que o homem pregasse com sua boca e dedicasse sua vida a Jesus Cristo para que, assim, outros alcançassem a salvação, às vezes Deus usa outros meios alem da mensagem verbal, mas o meio principal é a pregação da palavra, seguido pela manifestação do poder de Deus. Portanto, podemos concluir que evangelização é a divulgação das boas novas e a convicção de que Jesus Cristo, como Senhor que reina, oferece o perdão dos nossos pecados e o dom do Espírito Santo que liberta a todos os que se arrependem e crêem.

Todos que desejam fazer um trabalho de evangelização devem portanto, além de conhecer e praticar a palavra de Deus, ter uma vida dirigida pelo Espírito Santo e estar em plena comunhão com o Senhor Jesus, ter uma vida de oração, jejum e consagração a Deus, buscando o poder e o conhecimento que lhe é necessário para entrar no território inimigo.

Damos abaixo 03 exemplos de evangelização:
· Evangelização de presença: Concentra-se no nível de Assistência Social. Os cristãos que vão para outra cultura e procuram abrir escolas, hospitais, orfanatos e oferecer outros serviços públicos. São boas intenções, mas não é um evangelismo direto, geralmente não há o desafio verbal, podendo despertar a igreja a ajudar as necessidades daqueles que mais precisam.
· Evangelização de proclamação: Há nesse meio, o anuncio do evangelho, mas não há o prosseguimento aos recém convertidos, simplesmente se lança a palavra, mas se deixa cada um por si.
· Evangelização de Persuasão (Convicção): É o evangelismo que desafia plenamente. O evangelho deve ser anunciado e articulado, como Pedro fez no dia de Pentecostes e Paulo diante do Rei Agripa. A distribuição de folhetos e bíblias contribuem e muito pois, O Espírito Santo convence o evangelizado da verdade, é preciso continuar o trabalho de evangelização até a vinda da pessoa no Cenáculo do Espírito Santo, portanto podemos destacar três pontos fundamentais no trabalho de evangelização.

INFORMAÇÃO, despertar a fé para milagres em sua vida pessoal e trazer-los a igreja e fazer-los informados a respeito de sua condição de pecador, da natureza e conseqüência do pecado em sua vida, do amor de Deus e Sua providencia para salvação e o que fazer para ser salvo

PERSUASÃO, alem de ministrar ao pecador as informações necessárias a respeito do evangelho, o evangelista deve saber que é simplesmente o instrumento de Deus nesse processo e quem convence o pecador é o Espírito Santo de Deus.

INTEGRAÇÃO, a integração da pessoa que esta sendo evangelizada ocorre após o pecador se converter, onde a nova criatura passa a aprender as doutrinas bíblicas, crescendo em poder e fé, desenvolvendo-se e aplicando-se cada vez mais ao serviço do Reino de Deus.

É preciso lembrar que O Verdadeiro propósito do Evangelismo é dar às pessoas a oportunidade de conhecerem e aceitarem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de suas vidas, através do anuncio da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário