sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A SUBMISSÃO - 6º CAPÍTULO - "Nos Passos de Jesus"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A submissão é um comportamento humilde diante das autoridades constituídas. Em nosso caso, devemos ter ma atitude resignada ante a autoridade espiritual constituída por Deus. Temos muitos exemplos na Bíblia de autoridades constituídas por Deus e insubordinações e rebeliões de terceiros, os quais queriam se apossar das mesmas autoridades, sem a mínima direção do Espírito Santo. As consequências foram drásticas, conforme teremos a oportunidade de ver em seguida alguns casos:



DEUS X LÚCIFER
"... e serei semelhante ao Altíssimo". Isaías 14.14
Em razão de sua cobiça, lúcifer (que significa "cheio de luz") tornou-se satanás ou diabo, devido unicamente à sua revolta e rebeldia contra a autoridade suprema de Deus.


Por isso, as consequências foram terríveis sob todos os aspectos. Uma delas foi arrastar a terça parte dos anjos que estavam no céu para a Terra, conforme diz Apocalipse 12.4:
"A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra..."
Aquele que segue um rebelde ou insubmisso se torna tão rebelde quanto o seu líder, e o castigo que cair sobre o insubmisso cai também sobre o seu seguidor. A cauda do dragão, ou seja, de satanás, nada mais é do que a sua rebelião. Esta levou cativa consigo a terça parte dos anjos ou estrelas do céu, as quais hoje são denominadas demônios. Assim tem acontecido através dos tempos. Aqueles que se rebelam contra a autoridade constituída por Deus fizeram-no contra o próprio Deus e, por isso, colheram os frutos da desobediência. Não apenas eles mesmos, mas também todos os que seguiram.




MOISÉS X MIRIÃ

Moisés foi constituído por Deus com autoridade sobre todo o povo de Israel, apesar de ter lutado com Ele, recusado a liderança que o Senhor lhe estava impondo. Podemos sentir o drama de Moisés diante de Deus em Êxodo. Foi no meio do deserto, em meio a muitas tribulações, problemas e dificuldades, que se deu uma  das grandes rebeliões contra o servo do Senhor. É interessante notarmos que as rebeliões e insubmissões só se dão exatamente quando mais se necessita da união e colaboração de todos. Moisés estava enfrentando um grande problema: o povo judeu já estava cansado e cheio maná; queria carne. Ora, no deserto não havia nenhum animal que pudesse matar e comer. O povo começou a se lamentar contra Deus e Moisés, dizendo que no Egito, embora escravos tinham ampla provisão de peixes (de graça), pepinos, melões, cebolas, alhos silvestres, etc., e que "Agora... nenhuma coisa vemos senão este maná" (Números 11.5,6). Miriã e Arão, aproveitando-se dos problemas enfrentados por Moisés e também de sua fraqueza (Moisés havia tomado por mulher uma etíope), procuraram levar o povo a uma rebelião contra o ungido do Senhor, dizendo:
"... Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós?" Números 12.2
As insubordinações normalmente começam assim: "Se o fulano tem o Espírito Santo, eu também tenho; então se Deus faz a obra através dele, a fará através de mim também. Eu não preciso ficar "debaixo de seus pés", nem muito menos tenho que dar obediência dos meus atos a ninguém..." Se alguém ao lado não está ainda liberto, logo dará "certos conselhos" inspirados pelo próprio satanás.


Em concordância com a outra pessoa, logo vem mais alguém e depois mais alguém... até que a rebelião ou insubordinação começa a irradiar seus efeitos diabólicos:
"Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profetas, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se." Números 12.4-9
Todo e qualquer procedimento contra a autoridade constituída por Deus, mesmo se esta houver cometido algum erro, é perigoso. Por exemplo, se por acaso cometo alguma injustiça para com as minha filhas, mesmo sendo eu injusto, ainda assim elas continuam sendo minhas filhas e eu continuo sendo o pai delas, isto é, continuo com a autoridade de pai. Da mesma forma, ainda que o pastor tenha sido injusto para com as ovelhas, ou até mesmo cometido algum pecado, ainda assim ele continua sendo o "ungido" do senhor e os seus serão cobrados pelo próprio Deus.


Ninguém tem o direito de se voltar contra a autoridade instituída por Deus, pois é Ele próprio quem toma as devidas providências para fazer sair ou permanecer na condição de autoridade espiritual. Nunca e jamais ninguém deve nem pensar em se colocar no lugar de Deus e procurar tomar providências contra o ungido do Senhor! Muito menos tecer comentários negativos a respeito daquela autoridade espiritual. Vejamos o caso do povo de Israel. Os fundamentos eram certos, mas as atitudes tomadas por Miriã e Arão eram erradas. A rebelião de Miriã tinha fundamento, pois Moisés estava errado quando tomou por mulher uma etíope. Primeiro, porque ele já tinha uma mulher e, segundo, porque aquela que ele havia tomado não fazia parte do povo de Israel. Arão e Miriã se colocaram no lugar de Deus e julgaram o servo do Senhor. Miriã acabou contraindo lepra na metade do seu corpo e, mesmo depois da oração de Moisés, ainda precisou ficar fora do arraial por sete dias. Muito embora fosse irmã de Moisés, foi humilhada por causa do seu intento. É imprescindível que o cristão se mantenha numa total e completa submissão, porque se ele não pode se submeter àquele a quem vê, quanto menos ao Senhor Jesus, que não vê!


MOISÉS X CORÉ

Coré, Datã e Abirão se levantaram perante Moisés. Com 250 homens principais da congregação, ajuntaram-se contra ele e Arão dizendo-lhes:
"... Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles: por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do Senhor?" Números 16.2,3
Outra vez encontramos Moisés com problemas de insubmissão entre o seu povo e, mais uma vez, as consequências foram terríveis; os prejuízos de vidas foram bem maiores. eu creio que esta segunda grande rebelião teve início em Miriã, pois ela já havia plantado a semente insubmissa nos corações de muitos. Mais de 15 mil pessoas, incluindo mulheres e crianças, que não tinham nada com a história, pereceram por causa de uma rebeldia contra o servo do Senhor. Leia o capítulo 16 de Números e as conclusões serão notáveis. Encontramos muitos casos de rebeldias e insubmissões na Bíblia, para que possamos tirar todo o proveito possível, a fim de não cairmos da mesma forma. Quando o Senhor Jesus começou a ensinar aos Seus discípulos, a primeira lição foi exatamente sobre a humildade:
"Bem-aventurado os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." Mateus 5.3
O que significa humilde, senão uma atitude respeitosa, acatadora e submissa? O Senhor Jesus sabia que a primeira coisa que os Seus discípulos teriam de aprender era a humildade, ou seja, a submissão, pois como poderá a obra de Deus se expandir por este mundo se não houver uma reverência humilde em acatar as ordens das autoridades instituídas por Ele?
Portanto, "... sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor" (Galátas 5.13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário