sexta-feira, 15 de junho de 2012

666 e a besta - significado

  
Qual o significado da Besta e do 666 em Apocalipse?

A respeito do anticristo, e do número da besta, a palavra "besta" é usada simbolicamente para demonstrar a ignorância do homem (Salmos 73:22), agindo como uma criatura irracional. isto é, sem consciência diante de Deus. No original, é a mesma palavra que aparece traduzida de forma diferente em Salmos 94:8; Jeremias 10:8,14,21; 51:17.
 A palavra "besta" é usada também para designar grandes poderes seculares, tendo diferentes caracteristicas, dependendo da criatura simbólica que é descrita, mas significando em todos os casos a ausência de qualquer conexão moral com Deus. Desta forma foi usada por Daniel referindo‑se aos quatro grandes reinos (Dan. 7:3‑23), em Apocalipse (Ap. 13:1; 20:10).
  A besta será uma epécie de "ídolo" adorado pelo anticristo e falso profeta.
O número 666 significa número de homem. Na Bíblia encontramos que o número 7 significa algo espiritualmente completo. Costuma estar relacionado ao bem e à perfeição.(Num. 8:2, Lev. 4:6,17; 8:11; Ap. 1:4). Já o número 6 significa imperfeição ou algo incompleto, pois não chega a ser sete. O número 3 é algo completo em seu testemunho, assim como Deus é completo sendo uma trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto ainda um só Deus.

Portanto, o número 6 repetido 3 vezes pode ser identificado como a completa imperfeição. Satanás irá querer imitar a Trindade divina, pois vemos a atuação de Satanás, da besta e do falso profeta. 666 é, portanto, a imperfeição elevado ao seu grau máximo. Pode ser que o número em si tenha um significado mais particular, identificando um determinado homem.

Mesmo assim, isso são apenas suposições, pois não devemos nos esquecer de que o número citado em Apocalipse não são três números "6", como "seis, seis, seis" ou "meia, meia, meia" como costumamos dizer, mas "seiscentos e sessenta e seis", um número inteiro.

Todavia, como o iníquo só será revelado após o arrebatamento, é infrutífero ficarmos tentando associar o número a algum homem. Assim como teria sido impossível para um israelita do Antigo Testamento discernir a Igreja, que só seria revelada a Paulo e, mesmo assim, depois de sua formação no dia de Pentecostes, tentar discernir algo que só irá interessar o remanesceste judeu depois do arrebatamento pode não ser exatamente o que Deus quer daqueles que hoje fazem parte da igreja. O remanesceste judeu que vai se converter durante a tribulação, depois que nós, a Igreja, formos arrebatados, terá subsídios suficientes para discernir o homem ao qual o número 666 se refere.

 
Muitos estudiosos já tentaram decifrar esse número 666 contas mirabolantes, chegando a identificar nos títulos que designam os papas católicos o número 666 através da soma dos algarismos romanos. Muitos acreditam que o Papa será o falso profeta do Apocalipse. Dizem até que um "Papa Negro" ou "Papa de Capa Preta" está sendo preparado. Em Apoc. 17:16 vemos a grande meretriz, a Babilônia (religião ecumênica do futuro) ser desolada pelos dez chifres da besta. Esse sistema cristão falso, que estará então unificado sob a influência de Roma (Vaticano) cairá, pois o próprio anticristo irá se rebelar contra toda forma de cristianismo, bíblia etc. e se auto-proclamará Deus.

Os verdadeiros cristãos serão arrebatados por Cristo antes do aparecimento da besta, ficando aqui na terra apenas os cristãos que não tiverem sido renascidos e os incrédulos que se unirão e celebrarão seus cultos e ofícios religiosos, se unindo cada vez mais até darem as boas vindas à besta e a religião ecumênica.

Mas existirão aqueles que não irão aceitar fazer parte desse sistema ecumênico e se converterão não aceitando a marca da besta 666 e nem adorando sua imagem. Esses não poderão comprar nem vender e nem se locomover pois serão perseguidos e mortos pelo anticristo. Esses mortos durante a Grande Tribulação terão as suas almas salvas.

E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:15-17

E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Apocalipse 14:9-11

E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Apocalipse 19:20
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário