quarta-feira, 13 de junho de 2012




Uma das coisas que aprendi com o Bispo Macedo foi olhar sempre para frente. Ele é do tipo de pessoa que se saiu de casa e esqueceu de pegar alguma coisa, não volta para pegar. Mas não só isso. Em todas as decisões já tomadas, eventos passados e fatos consumados, ele consegue aprender as lições e olhar para frente mais rápido do que o tempo que você levou para ler esta frase. Prático. Não perde tempo. Não fica lamentando, resmungando, culpando a si mesmo nem a outros. Vê logo o que tem que ser feito agora e faz. E acabou.
Instintivamente ele entende que nossas energias devem ser focadas e usadas no presente, no que ainda podemos mudar, e não no que já está determinado.
Quase todos dias alguém me pergunta, buscando um conselho:
  • Acho que casei com a pessoa errada, devo continuar?
  • Cometi muitos erros, como me levantar de novo?
  • Minha namorada terminou comigo, mas ainda gosto dela, o que faço?
  • Já gastei muito dinheiro neste negócio, mas não está dando certo. Continuo ou fecho e assumo as perdas?
Há decisões que você já tomou—ou tomaram por você—e não têm volta. Por isso, é inútil ficar questionando de tempo em tempo o que já está feito. Você se casou e todas as vezes que tem problemas fica se questionando se deve continuar neste relacionamento. Investiu o dinheiro no negócio e quando o telefone não toca como esperado fica questionando se foi bom ter investido. Pecou e fica revivendo o que aconteceu na sua cabeça. Perda de tempo. Desperdício de energia.
É melhor você usar essa energia buscando soluções, focando no que pode fazer agora para resolver o problema.
Infelizmente, a maioria das pessoas gasta a maior parte do tempo e de suas energias se lamentando, questionando, culpando a si e a outros por sua situação.
Não seja parte dessa maioria. A verdadeira questão é:
O que você pode fazer agora, onde está, com o que tem?
Esqueça o resto e olhe para frente. Sempre.
Bp Renato Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário