quarta-feira, 18 de julho de 2012

A QUE É QUE VOCÊ ESTÁ APEGADO?



Ao que se tem e ao que não se tem… onde nascerá o apego incontrolável aos bens materiais que muitos têm revelado?

Quando uma pessoa perde algo que lhe é muito querido, por vezes, o seu nível de apego é tão grande que ela fica descontrolada, acusando a tudo e a todos e, o pior de tudo, a Deus. Mas Ele, ao contrário do que muitos pensam, não lhe tira nada, e sim livra-o (como fez com Abraão) de se apegar, de colocar o coração no que quer que seja!


Deus não tirou a família de Abraão sim livrou-o para que não procurasse nela qualquer eventual apoio de que viesse a necessitar. Deus não tira as coisas, mas livra-nos das mesmas para que não nos apeguemos a nenhuma e desfrutemos de todas!

Hoje em dia, observamos que existe uma pobreza, que é muito mais grave e que causa muito mais danos do que a material: é a pobreza de espírito. Mas, qual é a verdadeira fonte desta pobreza? É o apego, ao que se tem e até mesmo ao que não se tem. A grande realidade é que o ser humano, sem a fé inteligente, é pobre, mas uma pobreza que se manifesta através do materialismo, da insegurança e do egoísmo. Jesus chegou ao ponto de descrever esta pessoa como desgraçada, e miserável, pobre e cego, e nu, mas que ainda se acha rico.

“Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3.17)

Deus pode fazer além de tudo aquilo que possamos pedir ou pensar. E quem já não pensou em coisas grandes ou até extraordinárias? Pois bem, Deus quer fazer INFINITAmente mais! Deus pediu a Abraão que olhasse para as estrelas, pois não lhe era possível observar as galáxias. Por isso, ele pede-nos para olharmos além do que os nossos olhos físicos podem ver, do que a nossa mente pode conceber, mas, para isso, é necessário que não estejamos apegados a nada e nem a ninguém! E, mentalize-se de uma coisa, quem faz é Deus, pois o ser humano é limitado, mas Ele não! Porém, existe uma condição, tem de ser conforme o Seu poder que opera em nós, mas, que poder é este? É o poder da fé, que nos leva a sacrificar, a obedecer e a trazer à existência o que não existe.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós…” (Efésios 3.20)

O que nos conecta a Deus é a fé-INTELIGENTE e o que nos conecta à morte é a fé sem obras, pois é morta, mas a fé viva tem de ser acompanhada de obras-sacrifício! Abraão foi justificado pela sua fé, pois a mesma foi acompanhada de obras, foi materializada por meio do seu sacrifício, logo, correspondida por Deus!

Bispo Julio Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário