domingo, 27 de novembro de 2011

O Modo de Evangelizar da Igreja Primitiva - Parte 1



Até os primeiros 2 séculos depois de Cristo, a igreja de Jesus reunia-se de casa em casa, conforme nos conta Lucas em Atos dos Apóstolos.(Atos 3)

A igreja de Jesus passou a reunir-se em templos chamado de "casa do Senhor"somente após o ano 200,e mais tarde com a tolerancia do Império Romano ao cristianismo,Igrejas-Templos passaram a ser construídas.
 
No início do cristianismo esse conceito não existia, pois segundo relatos da própria bíblia e também de alguns não cristãos é-nos revelado a maneira que os cristãos primitivos evangelizavam.

Vejamos este relato de um não cristão por volta do ano 160 A.D.

Vemos em casas particulares tecelões, sapateiros,lavadeiros, e pessoas da classe mais inculta e grosseira. Não ousam abrir suas bocas na presença de seus anciãos ou de seus senhores mais sábios. Mas dominam as crianças em particular, e todas as mulheres que são tão ignorantes quanto eles mesmos...
"Somente nós", dizem eles, "sabemos como os homens devem viver. Se vocês, crianças, fizerem como nós dizemos, serão felizes e ainda farão felizes os seus lares." Enquanto estão falando vêem aproximar-se um dos professores da escola... ou mesmo o próprio pai... Então murmuram: "Em sua presença aqui não podemos explicar... mas vocês podem vir com as mulheres e com os seus companheiros de brinquedos aos aposentos das mulheres, à oficina do sapateiro, ou à lavanderia, para que possam obter tudo o que há". Com palavras semelhantes a estas conquistam-os completamente.

Esse não cristão, escreve à respeito de escravos “contaminando”as famílias com o cristianismo.

Temos agora o testemunho de Justino,nascido na Palestina e convertido em Éfeso,por volta do ano 150 A.D.:

Nosso Senhor ordenou-nos que pela paciência e mansidão tiremos a todos da vergonha e da cobiça do mal. E isto devemos mostrar no caso de muitos que têm estado em contacto conosco, que foram vencidos e mudados de caracteres tirânicos e violentos,ou por terem observado a constância da vida de seus vizinhos cristãos, ou por terem observado a paciência maravilhosa dos viajantes cristãos quando taxados em excesso (na estalagem e nas barreiras alfandegárias), ou por fazerem negócio com cristãos.

Veja o amigo leitor que, o que importava aos cristãos daquela época era anunciar Jesus com seu testemunho pessoal, seu exemplo de vida cristã.

E assim o bom perfume espalhou-se por todo o mundo conhecido daquela época.

Hoje temos melhores condições de evangelização do que aqueles homens, e o resultado é tão fraco. Porque?

Porque as vezes o pensamento dos evangelistas é:

__O que a pessoa verá no templo irá impressioná-la,
__O que a pessoa sentirá no templo,irá convence-la,
__Que a estrutura do prédio irá despertá-la e outras...

Não era assim que pensavam os cristãos primitivos.

Vejamos as palavras de Tertuliano,de Catargo cerca de 197 A.D.:

Quanto mais somos ceifados por vós, mais aumentamos. O sangue dos cristãos é semente. Muitos de vossos próprios escritores ensinam os homens a encararem corajosamente a dor e a morte, mas não ganham discípulos como os cristãos o fazem. São professores de palavras, mas não de obras.

O próprio Tertuliano, converteu-se ao assistir um mártir(testemunha)morrer por Jesus.

O mais importante não é apenas mudar as táticas de evangelização, a aparência do templo, a sofisticação do ambiente-templo, a localização do templo, isso com certeza é importante, mas não podemos esquecer do mais importante:

O testemunho pessoal que você deve dar à respeito do Senhor Jesus!

Se assim  procedêssemos, nossos testemunhos arrastariam multidões, mais do que qualquer outra coisa!

Foi assim no passado, deveria ser assim hoje em dia!
 
Ficamos felizes com o templo cheio, e esquecemos que a maioria está lá fora perdidos!

A visão de Deus vai além disso, temos que encher o templo e jamais esquecer que mesmo o templo cheio, temos que ir até á maioria lá fora e assim, trazê-los para o templo e principalmente ao Senhor Jesus. 
 
Aonde houver um pecador, ali haverá necessidade de testemunho:

Felipe estava fazendo um excelente trabalho em Samaria.Tantas almas estavam sendo ganhas na cidade, que houve necessidade de Pedro e João descerem até lá(At.8:14-25).

Todavia, após todo esse sucesso, Deus o tirou da cidade e o levou para o deserto,pois lá havia uma alma sedenta por Jesus!

"Ajunta-te a esta carruagem!",disse o Espírito Santo à Felipe. Ali na carruagem o testemunho foi dado, a alma daquele eunuco foi ganha e assim o evangelho chegou no norte da África!

Diz-se que o eunuco mais tarde evangelizou à rainha, e assim uma nação fora ganha através do testemunho daquele homem!

Pense nisso e ganhe almas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário