segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O CONHECIMENTO DA PALAVRA - 3º CAPÍTULO - "NOS PASSOS DE JESUS" - 2º Parte

 
COMO LER A BÍBLIA

Muitas pessoas, geralmente, não se animam a ler a Bíblia, porque não entendem quase nada daquilo que estão lendo. Ainda outras ficam perdidas nas genealogias e números apresentados no Antigo Testamento. Contudo, "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Timóteo 3.16).
Portanto, por mais difícil, complicado ou mesmo cansativo que seja o estudo das Escrituras, ainda assim ela é a Palavra de Deus e o que não entendemos agora, amanhã nos será esclarecido. O importante é termos o conhecimento dela, pois mais cedo ou mais tarde surtirá efeito para os nossos problemas.

O leitor não deve ficar preocupado por não entender muitas passagens bíblicas, pois realmente jamais existiu um homem sequer neste mundo capaz de interpretar totalmente a Bíblia; aliás, essa é uma das razões da existência dos vários tipos de Igrejas neste mundo, pois cada uma interpreta a Bíblia à sua maneira.

Aqui vão alguns conselhos úteis para a leitura correta da Bíblia:

a) O leitor deve, antes de abrir a sua Bíblia, fazer uma oração sincera ao Espírito Santo, para que ilumine e oriente sua leitura.

b) É apropriada a leitura diária de três capítulos do Antigo Testamento e dois do Novo Testamento.

c) O local para ser lida a Bíblia deve ser silencioso, e a posição para fazê-lo deve ser sentado, nunca deitado.

d) A leitura nunca deve ser apressada; pelo contrário, deve ser pausada e com observância das pontuações, pois elas são muito importantes para um entendimento maior daquilo que está escrito.

e) Observar muito bem os verbos, pois eles exprimem sempre uma ação.

f) Anotar as palavras não compreendidas e, numa outra oportunidade, procurar o significado no dicionário.

g) Prosseguir na leitura, ainda que não a entenda pois, oportunamente, quando ler de novo aquela passagem, vê-la-á mais clara.

h) Nunca deixar para amanhã o capítulo que deveriam ser lidos hoje, pois o acúmulo de leitura poderá provocar desânimo. Lembre-se de que o diabo fará todo o possível para você desistir de ler a Bíblia toda, pois ele sabe que se você prosseguir na leitura, será muito capaz e terá muito mais fé.

O único meio de provocarmos fé em nós e nos nossos ouvintes é descrevermos passagens bíblicas. Por melhor que seja o testemunho de uma pessoa, jamais surtirá o efeito da própria Palavra de Deus. Quando nos utilizamos do testemunho de alguém, o objetivo é trazer ânimo e entusiasmo aos ouvintes, para que eles também tenham disposição de orar e buscar em Deus a solução dos seus problemas. Somente ministrando a Palavra de Deus é que conseguiremos avivar e proporcionar mais fé nas pessoas:
"E, assim, a fé vem pela pregação, e a pegação, pela palavra de Cristo." Romanos 10.17
Muitos cristãos têm sido ridicularizados perante a opinião pública, quando citam passagens bíblicas erroneamente. Por exemplo, já ouvi alguém dizer que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos em forma de vento. Na realidade, Ele  desceu sobre os discípulos e o som que veio era semelhante ao de um vento impetuoso. Por aí vemos a grande necessidade de termos um conhecimento real da Palavra de Deus, conforme nos admoesta o apóstolo Paulo:
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2.15
O leitor que deseja crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo, além de vir a ser um "vaso" escolhido por Deus, deve ter o máximo de cuidado com a sua vida espiritual e desenvolver-se com esmero no conhecimento da Palavra de Deus, pois ela é a âncora única na qual apoiamos nossa fé.


A Palavra de Deus é tão importante que há um Salmo exclusivamente exaltando-a, em cada versículo: Salmo 119. O próprio Senhor Jesus disse:
"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." Marcos 13.31
Quando a rainha Elizabeth II estava sendo coroada na Abadia de Westminster, foi presenteada com um exemplar da Bíblia. Foi a parte mais comovente da cerimônia. Entregando o presente, o oficiante disse: "Vossa Majestade, entrego-vos a coisa mais preciosa que se pode vos dar". Um régio presente, sem dúvida. É realmente a coisa mais preciosa que se pode dar, por ser o produto da inspiração de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário