segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O caso das laranjas

Um gerente foi procurado por um funcionário, que veio reclamar que um colega havia tido um aumento salarial e ele não, o que considerava injusto. Sem entrar no mérito do caso o gerente pediu a este funcionário:

- Você está vendo aquele caminhão, que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá por favor ver o preço das laranjas.

Meio sem entender o pedido do gerente, foi e logo voltou dizendo:

- O preço de 1 dúzia de laranja é R$ 1,00.

O gerente perguntou:

- E se eu comprar 10 dúzias, será que o preço é o mesmo? Você pode verificar?

Sem saber responder, lá foi o funcionário perguntar de novo, e logo voltou.

- Ele disse que se você comprar 10 dúzias faz o preço de R$ 0,80 a dúzia.

- Eu estou interessado nestas laranjas! E se eu comprar o caminhão inteiro, a que preço ele me fará a dúzia?

Já com a cara meio aborrecida, mais uma vez ele foi perguntar e voltou dizendo:

- Se você comprar o caminhão todo, ele vende a dúzia a R$ 0,55.

Agradecendo ao funcionário pediu para que ficasse na sala e solicitou que o colega que havia tido o aumento fosse chamado à sua sala.

Sorridente, ele logo entrou, e o gerente fez exatamente a mesma pergunta:

- Você está vendo aquele caminhão, que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá por favor ver o preço das laranjas.

Rapidamente ele saiu e logo voltou com um saco de uma dúzia de laranjas debaixo do braço, e muito animado foi logo dizendo:

- O preço de 1 dúzia de laranjas é R$ 1,00. No entanto, se você compra 10 dúzias ou mais, ele pode dar um desconto e vender a R$ 0,80 a dúzia. Se você quiser comprar o caminhão inteiro o preço é de R$ 0,55 a dúzia. Aí eu disse ao vendedor que o meu gerente estava interessado no preço das laranjas, e ele me deu esta dúzia como uma amostra, para você poder avaliar a sua qualidade.

O gerente agradeceu e ele deixou a dúzia de laranja na mesa, logo saiu. Um silêncio se fez e o gerente nada teve que dizer, pois o funcionário que entrou reclamando “saiu tendo aprendido uma importante lição”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário